ACAM

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MORRO DO MOCOTÓ

ACAM


Serviço de Assistência Social:

Acolhida; busca ativa; visitas domiciliares; orientações e encaminhamentos; atendimentos presenciais; comunicação e defesa de direitos; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; mobilização para a cidadania (curso de vigilante; projeto Mocotó Cor); encaminhamento de jovens para o programa de aprendizagem e Pré-Vestibular REDE IVG; entre outros.

Psicologia:

Atendimentos individualizados com foco na superação e gerenciamento dos problemas, oferecendo suporte para melhorar potencialidades individuais, trabalho das queixas associadas aos conflitos internos que invariavelmente geram incômodos a si próprio e ao seu meio de convívio; visitas domiciliares; orientação; encaminhamentos; atividades comunitárias; acolhimento; prevenção de agravamentos de violação de direitos; resgate de direitos ameaçados ou violados.

Participação na Rede Intersetorial de Serviços; participação em reuniões pedagógicas. Com 38 atendimentos individuais.

Informática Cidadã:

Laboratório de informática moderno que garante o acesso à inclusão digital de forma sistemática, com atividades planejadas, ampliando conhecimento de mundo e consciência social.

Sala da Imaginação:

Biblioteca acolhedora que garante às crianças e adolescentes uma convivência de qualidade e prazerosa com os livros através de atividades diversas e sistematizadas, possibilitando que se constituam enquanto leitores que compreendem o texto a partir de uma leitura crítica.

Dança Comigo?:

Desenvolvimento sociocultural por meio da dança. Oportuniza vivências corporais, expressividade do corpo e das emoções, desenvolve e estimula as habilidades e potencialidades por meio do trabalho coletivo e solidário e da construção de valores e atitudes éticas e estéticas.

Jogos Cooperativos e Brincadeiras:

Promover a mudança de paradigma da competição para a consciência da cooperação por meio de jogos cooperativos e brincadeiras, possibilitando outras formas de se relacionar com o contexto e com a realidade em que vivem.

Capoeira:

Contribuir para a formação do cidadão crítico e criativo dentro da sociedade, estimulando a tolerância e o respeito às diferenças para a construção de uma cultura de paz, por meio da prática artística, cultural e esportiva que a capoeira oferece.

Brinquedoteca e Espaço de Recreação e Vivência:

Valorizar o ato de brincar como garantia de direito enquanto cultura da infância, fonte de aprendizagens, desenvolvimento de diversas linguagens e construção da autonomia e criatividade.

Projeto Minha História:

Reconhecer a criança e o adolescente como um ser social e histórico. Oportunizar o respeito e fortalecimento das identidades, criando possibilidades que se posicionem como seres críticos, autônomos, valorizando-se em seu desenvolvimento e transformando a realidade em que vivem.

Projeto Cultura Popular e Franklin Cascaes:

Resgatar e ampliar os conhecimentos sobre a cultura de Florianópolis tendo como fio condutor desse processo as obras de Franklin Cascaes, incentivando a preservação da identidade cultural da Ilha.

Projeto Oito Jeitos de Mudar O Mundo:

Criar condições para que as crianças, adolescentes e comunidade possam atuar, individual e coletivamente, enquanto protagonistas na defesa dos direitos humanos, da sustentabilidade e cultura da paz, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como documento referencial de reflexão.

Quem Canta Seus Males Espanta:

Entender a música enquanto elemento transformador, capaz de promover a construção de conhecimentos, valores estéticos, autoestima e também contribuir para o desenvolvimento de diferentes componentes do processo de aprendizagem. Oportunizar o desenvolvimento de suas potencialidades através do aprendizado de instrumentos musicais, favorecendo a concentração, disciplina, criatividade e o equilíbrio físico e emocional, além de ampliar a bagagem cultural das crianças e adolescentes.

Artes Visuais:

Promover o exercício de valorização da diversidade cultural e o compromisso de democratização do acesso à cultura. Possibilitar às crianças e adolescentes o conhecimento de saberes específicos e favorecer a expressão através das artes visuais, aproximando os sujeitos e culturas, favorecendo a formação de uma geração mais sensível, generosa e tolerante.

Mocotó em Cena:

Um espetáculo cênico musical com o propósito de transmitir ao público o potencial artístico das crianças e adolescentes nas áreas da música, teatro, dança e capoeira, bem como garantir o acesso da população do Morro do Mocotó as experiências culturais e artísticas.