IVG em ação

O Instituto Pe. Vilson Groh foi concebido para ser um espaço de articulação política, assessoria institucional, de formação e mobilização de recursos, mas por conta de a uma demanda cada vez maior de atendimento, e em meio a este processo de ação-reflexão, tem executado algumas ações e projetos em consonância dos os projetos das demais organizações.

Pessoas atendidas pelas ações de atendimento do IVG:

• Pré-Vestibular REDE IVG: 166

• Guiné Bissau: 1.224

• Curso de Vigilantes: 34

• Bolsas de Estudo: 13

Total: 1.437

 

meninas-estudando

 

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL: Serviço de assessoramento, defesa e garantia de direitos

» Assessoria às organizações da REDE IVG

O IVG subsidia, incentiva e fomenta a dis- cussão e o desenvolvimento de ferramentas que fortaleçam a gestão das sete organizações da sociedade civil integrantes da Rede IVG e a cultura de atuação em rede, potenciali- zando a qualidade do atendimentos realiza- dos. Estrategicamente o conselho gestor é a instância deliberativa que reúne mensalmente os representantes das organizações, a equipe de trabalho do IVG e membros da diretoria e discutem as ações que são desenvolvidas em conjunto pelas organizações. A partir das de- liberações estratégicas, as temáticas são dis- cutidas nos 4 grupos de trabalho – Incidência Política, Pedagógico, Mobilização de Recursos e Financeiro e Contábil – estes GTs contam com a participação de representantes de de todas as organização da REDE IVG.

» Formação e capacitação de profissionais e voluntários que atuam em ações de promoção de inclusão social e cidadania

 

Assessoria contábil e jurídica para organizações da sociedade civil que desenvolvem ações sociais:

» Acompanhamento do processo de elaboração, aprovação e publicação dos Balanços Patrimoniais, Balancetes, Demonstrativos de Receita e Despesas das Organizações da Rede IVG.

» Acompanhamento e monitoramento do status dos Registros em Conselhos, Certificados e Certidões de Débito (INSS, Receita Federal, Receita Estadual, FGTS, Prefeitura Municipal), alvarás de funcionamento das organizações da Rede IVG.

» Acompanhamento e auxílio nos processos de solicitação dos títulos de utilidade pública municipal, utilidade pública estadual, utilidade pública federal, registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

» Assessoria Jurídica: elaboração de atas, revisão estatutária, análise de contratos, adequações ao novo marco regulatório.

» Acompanhamento das Rotinas de Recursos Humanos.

» Elaboração de Processo de Auditoria.

 

meninas-danca