CEMLM

CENTRO EDUCACIONAL MARISTA LÚCIA MAYVORNE

CEMLM

Ensino Fundamental I:

Educação Integral em tempo integral do 1º ao 5º Ano, contemplando um currículo escolar que tenha como foco a infância na sua completude; para isso, a abordagem pedagógica é baseada em projetos e no direito às diferentes aprendizagens. Na Educação Integral, além dos componentes curriculares do ensino regular, são ofertadas as seguintes oficinas: Educomunicação,  Capoeira, Música, Dança de Rua, Teatro, Artes Circenses, Artes Plásticas, Literarte.

Fundamental II:

Educação em tempo parcial do 6ª ao 9ª ano na perspectiva da educação integral, com atendimento em Jornada Ampliada através de oficinas no contraturno de Música ( violão, percussão, canto, bateria, baixo e guitarra), Robótica, Mídias, Iniciação Científica, Café com leitura e Quebra-cabeça dos saberes. O currículo é voltado para uma perspectiva integradora das áreas de conhecimento com vistas a garantia e promoção de direitos dos adolescentes atendidos buscando uma reflexão crítica sobre a realidade e o fortalecimento da identidade juvenil.

Ensino Médio:

Etapa final da educação básica tem como princípio uma educação autônoma e colaborativa voltada para a juventude e tendo como foco a preparação para a vida. Com aspectos das múltiplas dimensões de realização do humano através de práticas pedagógicas contextualizadas com o território e construção coletiva – educando, educadores, famílias, escola – do processo de ensino-aprendizagem, busca-se construir saberes para a vida e não estritamente para uma profissão ou para adquirir um conhecimento formal focado na preparação para o nível superior.

Todas as ofertas do Centro Educacional Marista são pautadas na perspectiva dos Direitos Humanos e na Educação enquanto direito inalienável da criança e do jovem. Somos todos convidados a refletir a partir de uma perspectiva crítica, fazendo interface com os diferentes saberes do espaço escolar.

Para tanto, o C.E.M Lúcia Mayvorne tem em seu itinerário formativo uma das suas maiores fortalezas. Atendimentos Individuais, Reuniões Pedagógicas, Formações Coletivas e Grupos de Estudo são alguns dos espaços/tempos destinados ao aprofundamento dos estudos; sempre com a preocupação de garantir a qualidade no processo de ensino/aprendizagem, a equipe é convidada a refletir sobre a sua prática à luz das teorias e processos de inovação, principalmente pedagógicos.

O Brincar e os processos de Participação e Escuta também aparecem nesse cenário como dimensões de extrema importância em nossa rotina e planejamento.

Além disso, a relação com o território, suas lideranças e a acolhida de todas as famílias enriquecem e fortalecem essa história de atuação.