IVG e UFSC assinam convênio para ampliação das atividades, tanto da universidade, como da entidade do terceiro setor

IVG e UFSC assinam convênio para ampliação das atividades, tanto da universidade, como da entidade do terceiro setor

Termo foi assinado na última sexta-feira na presença do reitor da universidade, presidente do IVG e diretor de relacionamento da entidade

Trazer a universidade para dentro do Instituto Vilson Groh é o objetivo do convênio assinado na última sexta-feira, entre a entidade e a Universidade Federal de Santa Catarina. O termo de cooperação ampliará tanto a estrutura do IVG, quanto as possibilidades de atuação da universidade, possibilitando assim uma nova frente de ensino, pesquisa e extensão. Assinaram o convênio, pela universidade, o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e pelo IVG, o presidente, Pe. Vilson Groh. Participaram ainda da cerimônia,  o empresário Waltinho Koerich, diretor de relacionamento estratégico do IVG, o médico e professor do Departamento de Cirurgia da UFSC, Ricardo Baratieri, que intermediou as tratativas para o acordo de cooperação, o diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Alvaro Guillermo Rojas Lezana, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior. A assinatura do acordo de cooperação foi realizada na Sala dos Conselhos, no piso térreo da Reitoria, em Florianópolis.

“Além de utilizar a estrutura como campo de pesquisa e de estágio, nas mais diversas áreas do conhecimento, capacitando os futuros profissionais, nossa intenção é trazer a UFSC ainda mais para dentro das comunidades, possibilitando aos acadêmicos e demais profissionais a serem envolvidos no processo, a vivência da realidade das comunidades da Grande Florianópolis”, destaca Pe. Vilson Groh.

A proposta é trabalhar uma interface das demandas das comunidades, como moradia, saúde, arquitetura e urbanismo na área social e psicologia. O reitor manifestou seu contentamento e afirmou que o termo de ajuste será desdobrado em outros acordos e convênios que se mostrarem necessários. “Para nós é uma honra fazer esse tipo de parceria, a Universidade está aqui para servir”, disse.

Um comitê será formado para coordenação das atividades do acordo, com dois representantes indicados pela UFSC e dois pelo Instituto Pe. Vilson Groh. O Pe. Vilson sugeriu que seja feito um planejamento anual para materializar o acordo de cooperação. Falou, também, sobre a crescente violência em Florianópolis e a situação de vulnerabilidade da juventude da periferia e sobre o acesso e iniciativas de permanência na Universidade. “O Estado tem que entrar com políticas públicas para a nossa juventude. Temos que construir uma cultura de paz e de alianças para estancar as mortes”, avaliou.

“Muitas vezes, a comunidade foi muito aberta para participar de pesquisas e essas pesquisas não retornaram para as comunidades. Esse é um dos papéis desse acordo, creio eu, para empoderar essas comunidades a levarem em frente os seus objetivos”, finalizou o Pe. Vilson Groh.

assinatura_convenio_Ufsc_07abril2017IMG_2280IMG_2272

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Casa da Memória - Pão e Beleza Caminhos de Padre Vilson - Instituto Pe. Vilson Groh
Pão e Beleza faz um recorte da jornada de Padre Vilson Groh desde a sua infância em Brusque até Florianópolis
plugins premium WordPress