Notícias

convite_03junho_3

II Encontro de Voluntários da Corrente do Bem!

É com grande prazer que convidamos nossos voluntários para o II Encontro de Voluntários da Corrente do Bem.

O encontro será no dia 03 de junho, das 09h00 às 12h00 horas. Esta manhã entre amigos será no Recanto Marista Champagnat (Estrada Sertão do Assopro, 505, Itacorubi/Morro da Lagoa) e tem o objetivo principal compartilhar o programa de voluntariado com quem tanto contribui para o fortalecimento e continuidade das ações da REDE do Instituto Pe. Vilson Groh.

Será uma prazer tê-lo conosco nesta manhã tão importante e preparada com tanto carinho. Contamos com sua presença!

Pedimos que se inscrevam através do link: https://docs.google.com/forms/d/1OLGq9vuU6dL9qBEF6P_UVAV9k9w67nljX8F3vck_Edo/edit?usp=sharing

convite_03junho_3

foto

II Seminário de Educadores REDE IVG

Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Educadores REDE IVG, que será realizado no dia 19 de maio, das 13:30 às 17:15, no Auditório Antonieta de Barros – ALESC.

Contaremos com a palestra de Tião Rocha – educador, antropólogo e uma das principais referências em ensino de folclore e cultura popular – sobre educação e cultura popular.

As vagas são limitadas (apenas 100 vagas externas).

 Clique aqui e garanta sua vaga!

Pedimos que os participantes doem um livro de literatura infantojuvenil na entrada do seminário.

assinatura_convenio_Ufsc_07abril2017

IVG e UFSC assinam convênio para ampliação das atividades, tanto da universidade, como da entidade do terceiro setor

IVG e UFSC assinam convênio para ampliação das atividades, tanto da universidade, como da entidade do terceiro setor

Termo foi assinado na última sexta-feira na presença do reitor da universidade, presidente do IVG e diretor de relacionamento da entidade

 

Trazer a universidade para dentro do Instituto Vilson Groh é o objetivo do convênio assinado na última sexta-feira, entre a entidade e a Universidade Federal de Santa Catarina. O termo de cooperação ampliará tanto a estrutura do IVG, quanto as possibilidades de atuação da universidade, possibilitando assim uma nova frente de ensino, pesquisa e extensão. Assinaram o convênio, pela universidade, o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e pelo IVG, o presidente, Pe. Vilson Groh. Participaram ainda da cerimônia,  o empresário Waltinho Koerich, diretor de relacionamento estratégico do IVG, o médico e professor do Departamento de Cirurgia da UFSC, Ricardo Baratieri, que intermediou as tratativas para o acordo de cooperação, o diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Alvaro Guillermo Rojas Lezana, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior. A assinatura do acordo de cooperação foi realizada na Sala dos Conselhos, no piso térreo da Reitoria, em Florianópolis.

 

“Além de utilizar a estrutura como campo de pesquisa e de estágio, nas mais diversas áreas do conhecimento, capacitando os futuros profissionais, nossa intenção é trazer a UFSC ainda mais para dentro das comunidades, possibilitando aos acadêmicos e demais profissionais a serem envolvidos no processo, a vivência da realidade das comunidades da Grande Florianópolis”, destaca Pe. Vilson Groh.

 

A proposta é trabalhar uma interface das demandas das comunidades, como moradia, saúde, arquitetura e urbanismo na área social e psicologia. O reitor manifestou seu contentamento e afirmou que o termo de ajuste será desdobrado em outros acordos e convênios que se mostrarem necessários. “Para nós é uma honra fazer esse tipo de parceria, a Universidade está aqui para servir”, disse.

 

Um comitê será formado para coordenação das atividades do acordo, com dois representantes indicados pela UFSC e dois pelo Instituto Pe. Vilson Groh. O Pe. Vilson sugeriu que seja feito um planejamento anual para materializar o acordo de cooperação. Falou, também, sobre a crescente violência em Florianópolis e a situação de vulnerabilidade da juventude da periferia e sobre o acesso e iniciativas de permanência na Universidade. “O Estado tem que entrar com políticas públicas para a nossa juventude. Temos que construir uma cultura de paz e de alianças para estancar as mortes”, avaliou.

 

“Muitas vezes, a comunidade foi muito aberta para participar de pesquisas e essas pesquisas não retornaram para as comunidades. Esse é um dos papéis desse acordo, creio eu, para empoderar essas comunidades a levarem em frente os seus objetivos”, finalizou o Pe. Vilson Groh.

 

assinatura_convenio_Ufsc_07abril2017IMG_2280IMG_2272

Papa_Francisco_fevereiro_2017

Encontro de Pe. Vilson e Papa Francisco – 16 de Fevereiro de 2017

Encontro de Pe. Vilson e Papa Francisco foi um momento emocionante e cheio de amor. Papa Francisco pediu a Pe. Vilson e seus colaboradores que não deixem de trabalhar no sentido de tornar as criancas, adolescentes, jovens e adultos sujeitos de suas vidas.

Para Vilson, foi a realização de um sonho, revestido de muita simplicidade, mas com um significado profundo.

Gratidão ao Papa Francisco. 👐

Clique aqui e assista o vídeo que o Papa gravou para nossas crianças.

Papa_Francisco_fevereiro_2017

PreVestibular_Aprovados

PRÉ-VESTIBULAR REDE IVG 2017 – LISTA DE APROVADOS E ESPERA

PRÉ-VESTIBULAR REDE IVG 2017/1

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • As aulas terão início no dia 13 de março e término no dia 07 de julho (os alunos inscritos e atuantes com um desempenho favorável poderão ingressar para a turma do segundo semestre);
  • As aulas acontecerão à Rua Vidal Ramos, 13, Centro, Florianópolis/SC, nas dependências do COC Floripa,  no  das 18h30min às 22h;
  • Os alunos que não comparecerem à aula inaugural serão desclassificados;
  • Solicitamos que os aprovados leiam com atenção o Manual do Aluno.

Confira a listagem dos aprovados para o primeiro semestre de 2017: Clique aqui!!

Confira a lista de espera para o primeiro semestre de 2017: Clique aqui!!

 

 

 

Logo IVG Color 2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – APROVAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2016

 

O presidente do Instituto Pe. Vilson Groh, no uso de suas atribuições estatutárias, vem convocar todos os associados para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 02 de março de 2017, na sede do IVG – Rua Prefeito Tolentino de Carvalho, 01, Balneário Estreito, Florianópolis – a instalar-se em primeira convocação às 8h00 (oito) horas, tendo a seguinte ordem do dia:

  • Deliberar e aprovar as Demonstrações Contábeis de 2016 do Instituto Padre Vilson Groh.

Contamos com a presença de todos.

Pe. Vilson Groh

 

16763863_650691808471887_1210104919_o

Hoje foi dia de entrega em Guiné Bissau

Hoje foi dia de entrega em Guiné Bissau | África.
Graças ao apoio dos doadores brasileiros, conseguimos viabilizar 50 carteiras duplas para as crianças e jovens do Liceu Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Empada.
Fica aqui o nosso agradecimento aos apoiadores deste projeto, cada um de vocês é um elo desta corrente do bem.

16710487_650693958471672_152696032_o 16731142_650691188471949_1366010931_n 16731866_650692608471807_1945526375_o 16763863_650691808471887_1210104919_o

PreVestibular_Aprovados

PRÉ-VESTIBULAR IVG 2017/1 – Edital de Inscrição

 

PreVestibular_Aprovados
O cursinho pré-vestibular comunitário da REDE IVG abre o processo seletivo para o curso preparatório para os vestibulares do ano de 2017

O cursinho é um projeto do Instituto Pe. Vilson Groh e é oferecido gratuitamente com o apoio de aproximadamente 25 professores e colaboradores em caráter voluntário.

O CURSO É DESTINADO A PESSOAS DE BAIXA RENDA E COM FORTE DESEJO DE DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS, APROFUNDÁ-LOS, E SEGUIR CARREIRA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. É MANTIDO POR PROFESSORES QUE TRABALHAM SEM REMUNERAÇÃO, COMPROMETIDOS APENAS COM A CAUSA SOCIAL. USUFRUIR DESTE PROJETO SEM A REAL NECESSIDADE PREJUDICA A TODOS. RESPEITE, E NOS AJUDE A CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

Edital 2017

Formulário de Inscrição 2017

Manual do aluno IVG

 

 

IMG_8770

A nossa biblioteca interativa está no “juntos.com.vc”

A REDE IVG lança mais uma modalidade de apoio, a “vaquinha online”, assim você pode contribuir com nossos projetos doando a quantia de couber no seu bolso. Qualquer contribuição é muito bem vinda e vai mudar a realidade dos estudantes do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne, da comunidade do Monte Serrat – Maciço do Morro da Cruz – em Floripa.

O objetivo é garantir o acesso à informação e a produção de conhecimento, por meio de espaços abertos aos educandos, colaboradores e à comunidade. O principal propósito dessa iniciativa é desenvolver entre as crianças, os jovens e toda a comunidade educativa o hábito e o gosto pela leitura, tendo como foco a formação dos educandos como mediadores e sujeitos pesquisadores.

Que tal contribuir? Basta acessar o link abaixo e fazer sua doação:

juntos.com.vc

IMG_8770 IMG_8775