Notícias

ccea

Projeto “COWORKING” – Ajuda para reforma!

O Projeto “COWORKING” surgiu da iniciativa e desejo dos jovens na oficina de “Carreira e Empreendedorismo”, ministrada pela Educadora Vera Susi – Centro Cultural Escrava Anastácia, de terem um espaço apropriado e com mais qualidade para desenvolverem suas atividades, plano de negócios e se habituarem ao mercado de trabalho e ao mundo corporativo. Todo trabalho de pesquisa de modelo do espaço e orçamentos está sendo realizado pelos próprios jovens.

Mas, será necessária a contribuição de investidores que possam fornecer o material para a reforma de uma das salas na sede do Centro Cultural Escrava Anastácia. Toda mão de obra será feita pelos próprios jovens.

O intuito é despertar nesses jovens o espirito empreendedor, é incentivá-los a conquistar objetivos tangíveis e fazer com que eles enxerguem além, que vejam as oportunidades em novos horizontes e que saiam das subalternidades. É fazer com que eles se enxerguem como cidadãos.

Você pode contribuir? Deseja mais informações? Entre em contato com a coordenadora do projeto: Valesca – 48 32241151

Faça parte desta corrente do bem!

ccea

IMG_1171

Formação de Pizzaiolos

O IVG, em parceria com a Pizzeria Milano Florianópolis, está proporcionando a certificação internacional de pizzaiolos para oito moradores das comunidades onde o IVG atua. O objetivo é dar condições para que essas pessoas desenvolvam uma profissão para que possam gerar renda para suas famílias.

IMG_1171

A ideia do curso de pizzaiolo e da certificação nasceu de uma conversa entre o Padre Vilson Groh e a voluntária do IVG, Maria Grazia Fraschini, proprietária da pizzaria. Inclusive, é ela quem está ministrando o curso, nas dependências de sua pizzeria. Grace, como é conhecida, já representou o Brasil em quatro realizações do importante Campionato Mondiale della Pizza (2013, 2014, 2015 e 2016), obtendo o tetracampeonato.

O curso finaliza neste sábado com a entrega dos certificados. Todos os oito participantes encerram o curso com certificação internacional de pizzaiolo.

IMG_1101

IMG_0936

Consulado Japonês no CEDEP

Nesta quarta-feira, dia 20 de junho, o CEDEP recebeu uma visita pra lá de especial, o Cônsul Geral do Japão, Hajime Kimura.

No ano de 2006, o consulado Japonês fez um doação para compra de mobiliário da instituição, que retorna no ano de 2018 para visitar o projeto e reafirmar seu compromisso com a comunidade do Monte Cristo.

 

IMG_0948IMG_0936

IMG_0741

Formação – Educação na atualidade: Qual seu papel?

A semana foi agitada por aqui… a última terça-feira, dia 19 de junho, foi dia de formação para os educadores da REDE IVG.

“Educação na atualidade: Qual seu papel?” foi a temática do dia e contamos com a presença da Professora Dra. Conceição Paludo falando sobre a conjuntura educacional no Brasil e educação popular e do Professor Dr. Carlos Rodrigues Brandão que discorreu sobre o papel dos educador@s no contexto atual.

Um momento importante de encontro e atualização para os mais de 150 educadores presentes na formação.

 

IMG_0741

IMG_7082

IVG apresenta Relatório Social

IVG apresenta Relatório Social 

Na noite de ontem, 20 de junho, realizamos a cerimônia de apresentação dos resultados do exercício de 2017 para sociedade. O lançamento do relatório social aconteceu no auditório do Largo São Sebastião, no Centro de Florianópolis, contando com a participação de mais de 100 pessoas, entre colaboradores, voluntários, autoridades e famílias beneficiadas pelos projetos desenvolvidos pela REDE IVG.

“Todos os dias trabalhamos para diminuir a distância entre o morro e o asfalto, para que todos tenham possibilidades de uma vida digna. Com a REDE esse trabalho se potencializa e vai além dos nossos limites geográficos. Esperamos que um dia nosso trabalho não seja mais essencial, que a sociedade como um todo se organize de forma orgânica, que não tenhamos mais vidas ceifadas pela violência, pelo tráfico. Que as oportunidades sejam geradas e tragam frutos, mas, até lá, com certeza trabalharemos para que nossa REDE tenha ainda mais força, sabemos que é um trabalho nas pontas, que requer dedicação diária, mas seremos sempre incansáveis quando o assunto for criar oportunidades”, destacou Padre Vilson Groh.

O que é o IVG para você?

Em 2017 a REDE IVG atendeu 4.925 crianças, adolescentes e jovens, ofereceu mais de um milhão de refeições, superando os números de 2016, quando foram oferecidas 847.430 refeições. No montante de recursos investidos, o IVG aplicou em ações educativas e sociais nas periferias, R$ 17.396.875,78.

Tudo isso só foi possível graças a uma construção coletiva formada por uma REDE de pessoas e organizações que desejam um mundo mais justo e igualitário. Como agradecimento, compartilhamos o nosso Relatório Social 2017 (clique aqui).

 

convite

Apresentação do Relatório Social 2017

É com imensa alegria que convidamos todos os colaboradores, parceiros e voluntários para a apresentação do Relatório Social 2017 do Instituto Pe. Vilson Groh.

O Relatório Social é uma forma de dar transparência às ações da REDE IVG e seus impactos e também um gesto de agradecimento aos parceiros, voluntários, colaboradores e aliados da nossa causa.

O evento será realizado no dia 20 de junho de 2018, às 19h30min., no Largo São Sebastião, 88, Centro, Florianópolis.

Contamos com a presença de todos!

convite

 

24368114-8377-4f6e-8ef0-3b0b1e83ae30

Formação!

Nesta semana, dias 16 e 17, Pe. Vilson e Priscila estiveram assessorando os educadores e gestores da Casa do Menor São Miguel Arcanjo na Baixada Fluminense (RJ), obra dirigida por Pe. Renato Chiera, construída há 36 anos, atendendo crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.
Tanto Pe. Vilson, quanto Pe. Renato, optaram por viver seus ministérios sacerdotais na doação as pessoas empobrecidas e a partir do ano passado o IVG e a Casa do Menor começaram uma cooperação e partilha de suas práticas educativas e de gestão.

4bd1e506-6108-4ef3-ba58-cc4b0d5d5cb724368114-8377-4f6e-8ef0-3b0b1e83ae30

Logo IVG Color 2

Por direito à saúde e educação pública!

A Rede IVG vem a público manifestar seu posicionamento contrário ao “Projeto Creche e Saúde já” apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis na Câmara de Vereadores em caráter de urgência e que dispõe, na prática, sobre a terceirização dos Serviços Municipais.
A Rede IVG defende o direito à saúde e educação pública, gratuita e de qualidade (como direito Universal) e entende que esta política pública está em risco com o avanço de propostas que a privatizam, como a entrega da gestão de postos de saúde e creches (Educação Infantil) às Organizações Sociais (OS), que resultam em precarização (Tirando a responsabilidade do Poder Público) do atendimento à população e na perda de direitos da classe trabalhadora.

A aprovação deste projeto significa na prática:
– Entregar a administração de um bem público para organizações sociais, tirando a responsabilidade direta do poder público e desconsiderado o controle social;
– A rotatividade/troca frequente das equipes profissionais, atendimento de baixa qualidade, falta de profissionais, falta de equipamentos e suprimentos para a saúde e educação, a exemplo do que vem ocorrendo com o Hospital Florianópolis;
– Risco de descontinuidade dos serviços públicos prestados, como a estratégia de saúde da Família;
– Desmonte do serviço público pela eliminação de concursos públicos para a contratação de pessoal, abrindo um precedente para o clientelismo nesta contratação, bem como para a precarização do trabalho frente a flexibilização dos vínculos, suprindo o caráter democrático do concurso público.
Nossa defesa é por uma educação e saúde pública de qualidade (sendo Direito Universal)

Nenhum direito a menos!
Rede do Instituto Pe. Vilson Groh – IVG