RACDCA

Rede de Articulação e Conectividade dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Rede de Articulação e Conectividade dos Direitos da Criança e do Adolescente surgiu em um evento organizado pelo IVG no ano de 2011, cuja temática eram as questões da identificação, diagnóstico e  problemática na área da infância e juventude, mais especificamente com os jovens em conflito com a lei.

F68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificamos conflitos em relação a atuação das polícias nas delegacia, no conselho tutelar, com a morosidade do ministério público, primeiro atendimento. Inicialmente, realizamos um mapeamento dos pontos críticos e articulamos a parceria de todas as instituições envolvidas com a problemática, e em dois anos de trabalho construímos um protocolo de atendimento para a criança e o adolescente em conflito com a lei. Desta forma, com um fluxograma estabelecido  podemos  prever  possibilidades de ocorrências, inclusive definição de documentos de atendimento para as instituições, pelo sistema de segurança e de justiça. Todo trabalho desenvolvido teve como foco o Estatuto da Criança e do Adolescente visando encontrar soluções para a questão de Florianópolis.
Assim, constituímos uma rede em que a aprendizagem é constante, com metas  e desafios, com foco no crescimento e aperfeiçoamento dos processos visando sempre um resultado que beneficie a ponta.