Iniciativas do IVG

Conheça nossos projetos e programas

Nosso fazer educativo

Compromisso com uma formação de qualidade

Uma instituição que vê a educação como “uma semente de esperança”, segundo Papa Francisco, deve expressar e incluir em suas práticas, necessariamente, movimentos e gestos – as percepções de que não são apenas de indivíduos, mas a expressão do coletivo ao qual se vincula, nesse caso, as concepções do Instituto Pe. Vilson Groh e da Rede IVG. 

A perspectiva educacional do IVG é de contribuir com o processo de formação de sujeitos autônomos, que compreendam seu papel no mundo, desenvolvendo a criticidade e que se entendam como sujeitos de direitos. Sujeitos que se desenvolvam como cidadãos ativos na sociedade em que vivem. Que possam se inserir efetivamente nos processos sociais, no trabalho de seu tempo histórico e que tenham condições de modificar os processos que não estão adequados ao seu desenvolvimento pleno como ser humano. Que possam ter oportunidades de sonhar e a capacidade de ir em busca de seus sonhos, de seus direitos como cidadãos. Que tenham oportunidades de construir um projeto de vida, com criatividade e discernimento, rompendo com a indiferença.

Nos projetos desenvolvidos pelo IVG, valorizamos as culturas do encontro, das relações e da presença. Ser presença é ir ao encontro do outro, de outra história e sentir-se parte dela. É permitir que os cidadãos se encharquem com a realidade das coisas a partir de um olhar e de uma escuta sem preconceitos. É ter a possibilidade de ser regado com a humanidade.

Nosso compromisso é com uma educação de qualidade, na perspectiva integral, popular, democrática, cidadã. Uma educação libertadora, uma pedagogia humanizadora, na qual as diferentes dimensões referidas compõem a essência do fazer pedagógico da Rede IVG.

Quando falamos em pedagogia humanizadora, falamos do encharcamento de presença, escuta, diálogo e amorosidade que vai além dos muros e constrói pontes. Elementos que estão no dia a dia dos processos pedagógicos internos das organizações da Rede IVG, expressados nos territórios, na defesa de direitos das comunidades empobrecidas, desencadeando processos de interdependência na Casa Comum. A solidariedade e o respeito à cultura também são elementos em destaque nessa pedagogia. Por meio da cultura é possível gerar transformações no processo social, mudanças essas que são frutos da necessidade, da consciência e da ação. Portanto, a essência do trabalho educativo do IVG é a humanização, a promoção do protagonismo, a busca pela liberdade, pela justiça social e a afirmação dos direitos.

Nosso fazer educativo - IVG

Conheça os nossos programas

  • Fundo IVG de Combate à Fome

    O Fundo IVG de Combate à Fome é um programa voltado para as necessidades básicas das famílias da Rede IVG. Foi criado no início da pandemia da Covid-19 e tem atuado nas seguintes frentes: 1. Entrega de cestas básicas (adquiras através de doação de alimentos ou dinheiro), 2. Transferência de renda por meio dos bancos comunitários que administram a Moeda Social, 3. Distribuição de alimentos orgânicos, e 4. Distribuição de panfletos informativos.

    Ver mais detalhes
  • Programa de Bolsas de Estudos

    O Programa de Bolsas de Estudos IVG é voltado para adolescentes e jovens das comunidades onde estão as organizações da Rede IVG. Ele funciona a partir de dois eixos: Pré-vestibular e Bolsas de Ensino Técnico e Superior. Isto é, a inclusão e a permanência deste público em curso preparatório para o vestibular e ENEM e, seguindo sua aprovação, o apoio financeiro, pedagógico e psicológico para concluírem suas formações em instituições de ensino técnico e superior.

    Ver mais detalhes
  • Programa Pode Crer

    O Programa Pode Crer nasce para trazer o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens de periferia da Grande Florianópolis, e da integração com o ecossistema de inovação da cidade. A proposta do IVG e seus parceiros é a criação de cinco Centros de Inovação Social em comunidades empobrecidas. Serão espaços propícios para que este público desenvolva seus projetos de vida, amplie seus conhecimentos e aptidões, acesse a universidade e o mercado de trabalho.

    Ver mais detalhes
  • Programa Comunidades em Movimento

    O Programa Comunidades em Movimento reúne todas as iniciativas do IVG em prol do fortalecimento de trabalhadores e empreendedores do Monte Serrat, entre elas: a Central de Empregabilidade, a Feira Amigos do Monte Serrat, o projeto Turismo de Base Comunitária, além de cursos promovidos em parceria com voluntários. Outras ações são desenvolvidas em outras comunidades onde estão as organizações da Rede IVG

    Ver mais detalhes
  • Programa de Incidência Política

    O Programa de Incidência Política do IVG tem foco na participação ativa das organizações que formam a Rede IVG nos espaços de debate e construção de políticas públicas em Florianópolis.

    Ver mais detalhes
  • Programa de Formação Continuada e Fortalecimento da Rede IVG

    No Programa de Formação Continuada e Fortalecimento da Rede IVG, o IVG oferece apoio pedagógico, administrativo, de captação de recursos, comunicação e marketing, e inovação às organizações da Rede, por meio dos GTs (grupos de trabalho temáticos).

    Ver mais detalhes
  • Programa Saúde e Qualidade de Vida

    O Programa Saúde e Qualidade de Vida acontece em parceria com empresas e voluntários que oferecem suas competências e seu tempo para atender colaboradores da Rede IVG, nas áreas da saúde e profissional.

    Ver mais detalhes
  • Núcleo de Voluntariado Corrente do Bem

    O Núcleo de Voluntariado Corrente do Bem tem o propósito de receber pessoas interessadas em ser voluntárias nas diversas iniciativas do IVG, bem como facilitar a participação ativa dos mais de 70 voluntários no Instituo.

    Ver mais detalhes