Fortalecendo as comunidades onde atua a Rede IVG

 

O Programa Comunidades em Movimento, abrange todas as iniciativas do Instituto Pe. Vilson Groh em prol do fortalecimento de trabalhadores e empreendedores de comunidades empobrecidas, entre elas: a Central de Empregabilidade, a Feira Amigos do Monte Serrat, o projeto Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat, além de cursos promovidos em parceria com voluntários e entidades.

Central de Empregabilidade

 

A Central de Empregabilidade, localizada no Monte Serrat, presta serviço à comunidade local e do entorno, auxiliando na geração de oportunidades, por meio de formação e inserção no mercado de trabalho.

Dentre as ações da Central estão a elaboração, impressão e cadastro online de currículos na busca por vagas de emprego e oportunidades de estudos.

Em 2021, 293 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho, 47 foram formadas nos cursos de pães, doces, bolos e bolachas, e 120 famílias em situação de vulnerabilidade foram acompanhadas através do Fundo IVG de Combate à Fome.

Parcerias do IVG na promoção da Central de Empregabilidade

Régua de Parceiros - Central de Empregabilidade_Prancheta 1

Feira Amigos do Monte Serrat

 

A Feira Amigos do Monte Serrat acontece mensalmente, na pracinha do Monte Serrat. O objetivo é valorizar a cultura e a história, e incentivar a comunidade empreendedora, ao abrir espaço para que pequenos comerciantes e artesãos possam expor seus produtos para um público diversificado.

Após uma pausa necessária durante a pandemia, o IVG, junto com os moradores e parceiros voluntários, retornou com a programação da feira, contando com mais de 12 expositores. Comidas, artigos religiosos e culturais, brechós, e espaço literário são algumas das atrações.

Parcerias do IVG na promoção da Central de Empregabilidade

Régua de Parceiros - Feira dos Amigos do Monte Serrat_Prancheta 1 cópia

Projeto Turismo de Base Comunitária

 

Em 2021, o IVG e o SEBRAE de Santa Catarina deram início ao projeto Turismo de Base Comunitária (TBC) no Monte Serrat. Toda comunidade é envolvida, desde o planejamento até a execução. O propósito é fomentar a geração de emprego e renda, bem como a valorização da cultura e da história da comunidade, através da atração de visitantes e turistas.

Ao longo do ano, foi realizado um diagnóstico da região, a partir da formação de um grupo de 20 “comunitários”. Após as entrevistas com cada um, visitas aos espaços e seguimento de roteiros propostos, foi elaborado um plano para que, em 2022, a comunidade começasse a operar roteiros turísticos culturais e recepção de visitantes.

Parcerias do IVG na realização do Projeto Turismo de Base Comunitária

Régua de Parceiros - Turismo de Base Comunitária_Prancheta 1 cópia 2