Um coletivo forte que se faz com opiniões diferentes em torno de uma mesma consciência

 

Além de executar seus próprios programas, o Instituto Pe. Vilson também é uma estrutura de apoio às organizações da Rede IVG, subsidiando, incentivando e fomentando a discussão e a cultura de trabalho em Rede.

Este processo é realizado a partir do assessoramento das equipes das organizações no que diz respeito à formação de lideranças, colaboradores e voluntários, bem como questões pedagógicas, administrativas e de captação de recursos, comunicação e marketing dentro dos grupos de trabalho (GTs). Além disso, quando necessário, o IVG efetua repasses de recursos financeiros para as organizações da Rede IVG.

Dessa forma, o IVG garante uma direção pedagógico-política que compartilha a mesma consciência: a noção de práxis vinda das experiências com os territórios das comunidades, da leitura da realidade social singular de cada espaço e que é alicerçada nos princípios de um trabalho participativo e democrático. 

Destaques no fortalecimento da Rede

 

Nos últimos dois anos, o IVG promoveu:

  • Mais de 60 encontros realizados em Rede, incluindo os GTs, além do Conselho de Presidentes das organizações e o Comitê de Marketing.
  • Mais de 50 assessorias técnicas prestadas pela Equipe Executiva do IVG às organizações da Rede.
  • Acompanhamento pedagógico para revisões do PPP (Projeto Político Pedagógico) das organizações ACAM e AJP II.
  • Participação no Percurso Formativo do Edital Social UNICEF.
  • Mais de 150 horas de formação para colaboradores da Rede, nas áreas pedagógicas, administrativas, de comunicação e captação de recursos.
  • Compartilhamento de mais de 40 editais entre as organizações, e envolvimento de cerca de 70 colaboradores em oficinas de planejamento e captação, e comunicação.
  • Escrita coletiva, socialização e formação pedagógica a partir de quatro artigos de autoria do Pe. Vilson Groh e Equipe do IVG.

Além disso, participou e promoveu 6 transmissões ao vivo (lives) com mais de 4 mil visualizações.

Artigos

Os GTs (grupos de trabalho)

Mensalmente, acontecem encontros formativos e de discussão nos GTs, reunindo representes de toda a Rede: