Um coletivo forte que se faz com opiniões diferentes em torno de uma mesma consciência

 

Além de executar seus próprios programas, o O IVG é uma estrutura de apoio às organizações da Rede IVG subsidiando, incentivando e fomentando a discussão e a cultura de trabalho em rede.

O Instituto é responsável por assessorar as equipes em questões pedagógicas, administrativas, de captação de recursos, gestão e comunicação, e desempenhar o papel formador das lideranças, colaboradores e voluntários das organizações.

A formação continuada garante o alinhamento pedagógico-político nas organizações da Rede IVG em torno de valores comuns que se fortalecem na práxis vinda das experiências com os territórios das comunidades, na leitura da realidade social singular de cada espaço e no trabalho em rede, participativo e democrático.

Os GTs (Grupos de Trabalho)

Mensalmente, acontecem encontros formativos e de discussão nos Grupos de Trabalho (GTs), reunindo representantes de toda a Rede:

GT Pedagógico

Contribui com a qualificação dos processos pedagógicos, escritas, estratégias, metodologias e experiências educativas da Rede.

Em 2021, promoveu 12 encontros de formação pedagógica, além de duas lives formativas:

  • “Esperançar – 100 anos de Paulo Freire”, com Pe. Vilson Groh, o professor Carlos Brandão e a diretora do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, Fraya da Cunha; com 100 participações. Assista aqui.
  • “Interdependência e Saúde Mental”, com a psicóloga Tatiane Fuggi e a professora Daniela Schneider, com mediação da coordenadora de programas do IVG, Tainara Lemos; com 221 participantes. Assista aqui.
GT Pedagógico da Rede IVG

GT de Incidência Política

Tem como atribuição pensar, discutir e articular ações para o controle social e a construção de políticas públicas.

Em 2021, o GT:

  • Garantiu cadeiras nas plenárias do Conselho da Criança e do Adolescente de Florianópolis e Palhoça, além do Conselho de Assistência Social de Florianópolis.
  • Realizou o mapeamento da controle social nos conselhos de direito da Grande Florianópolis;
  • Mobilizou as famílias da Rede IVG para participarem nos espaços de controle social;
  • Se posicionou em defesa do SUS e das vacinações;
  • Elaborou o projeto de incentivo à instrumentalização de adolescentes e jovens para a participação social e de mulheres, acerca de seus direitos sociais e órgãos de proteção.
GT de Incidência Política da Rede IVG

GT de Captação de Recursos

O GT de Captação promove a formação dos colaboradores e a qualificação de processos, visando a sustentabilidade da Rede IVG.

Em 2021:

  • Iniciou-se a parceria com a Brazilfoundation, para a criação de um fundo para recebimento de doações de pessoas e empresas nos EUA e posterior nacionalização dos recursos, direcionadas para a construção dos Centros de Inovação Social do Programa Pode Crer.
  • Viabilizou a participação da Rede IVG no curso sobre captação de recursos da Fundraising Academy, promoveu o curso “Indicadores Sociais segundo o Marco Regulatório – Criação e Monitoramento”, com Carol Zanotti, além da oficina sobre Indicadores com Keles Lima, presidente do CSES e o encontro de planejamento de captação para 2022.
  • O IVG elaborou o projeto de criação da orquestra da Rede IVG e submissão à Lei Federal de Incentivo à Cultura.
GT de Captação de Recursos da Rede IVG

GT de Comunicação e Marketing

O GT de Comunicação e Marketing foi criado em 2022, com os objetivos de fortalecer as equipes de comunicação da Rede IVG, assessorar as organizações da Rede no aprimoramento da comunicação, e ser um ambiente de troca de experiências e conhecimento com profissionais de comunicação convidados.

Em 2022, o GT iniciou um cronograma de formações, voltadas para as principais demandas das organizações:

  • Formação em Gestão de Mídias Sociais, com Lavínia Brum, bacharel em Moda, pela UFSC e atualmente Community Manager na D/Araújo Comunicação.
  • Formação em Canva, com Lucano Brito, jornalista pós-graduando em Gestão Estratégica de Marketing pela Unisul e atualmente analista de comunicação no IVG.
  • Formação em Redação para Web e Imprensa, com Adriana Laffin, jornalista parceira-voluntária no IVG, especialista em Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e sócio-diretora na Apoio Comunicação+Eventos.
GT de Comunicação da Rede IVG

GT de Gestão e Inovação

O GT de Gestão e Inovação tem o objetivo de reunir coordenadores das organizações da Rede IVG e trabalhar a inovação dentro dos processos do dia a dia, a fim de melhorar a produtividade, o profissionalismo e alcançar a excelência. Atualmente, o GT tem firmado parcerias com instituições, como a Unisul, visando ampliação dos serviços já prestados nas organizações, em diversas áreas, desde saúde a empreendedorismo.

IMG_4121

Encontros de Espiritualidade

Com o propósito de manter a mística que embasa o trabalho da Rede IVG, o Instituto também deu início aos Encontros de Espiritualidade, tendo como base publicações do Papa Francisco. Conduzidos por Padre Vilson, os encontros contam com a participação de voluntários, parceiros e diretorias das organizações da rede.

Artigos