Uma ponte para o futuro com mais oportunidades

 

Florianópolis é considerada a capital da qualidade de vida e a Ilha do Silício. Suas praias estão entre os melhores destinos turísticos e sua matriz econômica abrange cerca de 12 mil empresas na chamada Economia Criativa.

Por outro lado, 24,6% da população sobrevive com meio salário mínimo*, 1 em cada 7 crianças e adolescentes está vulnerável à pobreza*, e a cada 121 mortes violentas em 2018, 51 eram de jovens menores de 24 anos**.

Diante de tantos desafios sociais e baseados na experiência de 40 anos da Rede IVG na Grande Florianópolis, o IVG e seus parceiros idealizam o Programa Pode Crer, que nasce para trazer o potencial da tecnologia e da inovação na resolução de problemas sociais, estreitando a ponte entre empresas, empreendedores criativos e periferia: uma ponte para o futuro com mais oportunidades.

O propósito é o desenvolvimento social e sustentável, na perspectiva da inovação por meio da formação integral de crianças, adolescentes e jovens das comunidades empobrecidas e da sua inserção nas universidades e no mercado de trabalho.

Não se trata de substituir o trabalho do poder público, mas criar pontes com o ecossistema de inovação e de tecnologia da cidade, em prol da educação e da geração de oportunidades, de forma que se possa cocriar novas soluções para velhos problemas sociais de forma colaborativa e sustentável.

*IBG 2010. ** SSP/SC 2019.

Os Centros de Inovação Social: Cultura, inovação e sustentabilidade para cocriar soluções

 

O Pode Crer prevê a criação de cinco Centros de Inovação Social (CIS) em áreas de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis. Serão espaços de formação de crianças, adolescentes e jovens, mantendo uma forte parceria com as demais organizações educacionais e sociais da comunidade, além de um local moderno e sustentável de integração entre essa comunidade e o ecossistema de inovação e tecnologia da região.

A participação do público de interesse nas atividades será totalmente gratuita. Com espaços para mostras e eventos e escritórios compartilhados, o Centro de Inovação pretende atrair as pessoas e transformar a forma como a sociedade vê o morro.

O primeiro CIS será construído na comunidade do Monte Serrat, com inauguração prevista para o final de 2022. A edificação será construída ao lado da Marista Escola Social Lúcia Mayvorne e contará com anfiteatro para eventos, biblioteca interativa, coworking, estúdio de música, espaço maker, entre outros espaços educativos.

 

Invista na construção do primeiro CIS do Programa Pode Crer e deixe um legado para as futuras gerações!

Fale conosco: (48) 3039-1828/ e-mail ivg@redeivg.org.br.

 

O impacto previsto com o CIS Monte Serrat

O Projeto Pode Crer: Acreditando nos sonhos e nos talentos do futuro

 

Em 2021, o IVG desenvolveu, com o patrocínio principal da CAIXA, o projeto-piloto “CAIXA Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.

Foram atendidas 320 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.

Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.

Agora, em 2022, o Instituto Pe. Vilson Groh retoma as atividades do projeto com uma trilha formativa aprimorada e ainda mais alinhada com as necessidades das juventudes e do ecossistema de inovação e tecnologia de Florianópolis. O projeto segue sendo operado pela organização, em parceria com a AJP II e contando com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

Relatório Pode Crer

Catálogo das oficinas

Principais resultados do projeto-piloto

  • Fortalecimento da cultura maker e do repertório cultural das 70 crianças e adolescentes, a partir da integração entre as oficinas.
  • Evolução na comunicação e expressão dos adolescentes e jovens.
  • Permanência no Projeto: 250 bolsas pagas aos adolescentes e jovens das trilhas 2 e 3.
  • 10 workshops sobre empreendedorismo, sustentabilidade, criatividade, tecnologia e inovação, com voluntários da Rede IVG.
  • 10 jovens da trilha 3 participantes do programa ONE (Oracle Next Education) em cursos de lógica de programação, Front-End, Java, além de desenvolvimento de soft skills.
  • 16 “ligas” formadas na Gincana Jornada X com a parceira Livelab, onde os adolescentes e jovens pensaram ações de impacto social.
  • Aproximação com o ecossistema de tecnologia: visitas técnicas ao SEBRAE/SC, CoCreation Lab Monte Cristo, K-Lab: Laboratório de Inovação da Koerich, Teltec Solutions e ACATE.
  • 8 jovens inseridos no Programa de Bolsas IVG (Pré-vestibular e Auxílio Universitário).
  • Mais de 35 jovens encaminhados ao mercado de trabalho de tecnologia e inovação.
  • Ampliação da rede de empresas e apoiadores entusiastas do Pode Crer (27 parcerias).

Trilhas formativas no projeto Pode Crer

 

O público do Pode Crer são as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que frequentam escolas públicas. Estimular o autoconhecimento, a criatividade, a capacidade de solução de problemas e o empreendedorismo são questões chaves por serem fundamentais nos setores de tecnologia e economia criativa. Conheça algumas das oficinas desenvolvidas em 2022:

Projeto Caixa Tem - Programa Pode CrerProjeto Caixa Tem - Programa Pode CrerProjeto Caixa Tem - Programa Pode Crer

Trilha 1 | Assoc. João Paulo II

Crianças e adolescentes
11 a 14 anos

Oficinas: Robótica, Música, Inglês e Comunicação e Expressão.

Programa Pode Crer

Trilhas 2 | Espaço IVG no CCEA

Adolescentes
14 a 16 anos

Oficinas: Direito à cidade, Comunicação e Expressão, Imersão à Tecnologia, e Inglês.

Projeto Caixa Tem - Programa Pode Crer

Trilhas 3 | Espaço IVG no CCEA

Adolescentes e jovens
Acima de 17 anos

Oficinas: Audiovisual, Prototipagem rápida, Robótica, Programação e Design, Laboratório de Inovação Social, Cidade, mercado e oportunidades, e Inglês.