Somos formalmente signatários do Movimento dos ODS em Santa Catarina.Os ODSs são os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU. São 17 objetivos e 169 metas na chamada Agenda 2030, acordada pelos 193 estados-membros da ONU. Como signatários, prestaremos conta de como nossas ações impactam nos objetivos e participaremos ativamente do Movimento ODS em Santa Catarina, ajudando a construir um mundo mais justo, próspero e sustentável.

O Instituto Pe. Vilson Groh compartilha do grande objetivo de “não deixar ninguém para trás” e
passou a monitorar sua contribuição em 4 ODS:

  • EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – ODS 4

Metas: Igualdade de acesso a todos à educação técnica, profissional e superior de qualidade. Aumentar o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, competências técnicas para emprego e empreendedorismo. Garantir conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento sustentável, direitos humanos, cultura de paz, cidadania e diversidade cultural.

  • TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO – ODS 8

Metas: Reduzir a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

  • REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – ODS 10

Metas:
Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir a desigualdade de resultados.

  • PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – ODS 16

Metas:
Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes.

O QUE SÃO OS ODS?

Em 2015, os representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Foi criada então a Agenda 2030, um plano de ação, que defi ne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
São objetivos e metas para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Saiba mais em:
https://nacoesunidas.org/pos2015/
https://sc.movimentoods.org.br/