20 de fevereiro, Dia Mundial da Justiça Social
Definida em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Justiça Social é comemorado na próxima segunda-feira (20) e propõe a reflexão sobre o enfrentamento da pobreza, da discriminação, do desemprego e de qualquer outra forma de exclusão ou marginalização.
Sobre Justiça Social, o papa Francisco, em uma mensagem para o Encontro de Juízes membros do Comitê para os Direitos Sociais da África e do continente americano, destacou alguns pontos¹:
- O primeiro ponto tem a ver com a dimensão da realidade. Não se deve perder de vista a pequena parte da humanidade que vive na opulência, enquanto que a maioria tem sua dignidade desconhecida e seus direitos humanos ignorados e violados. Esta é uma realidade que deve ser considerada.
- O segundo ponto remete a um trabalho coletivo de admitir que o direito é algo a ser conquistado todos os dias, porque o desequilíbrio é uma tentação recorrente. Portanto, é necessário fazê-lo com uma atitude de compromisso, seguindo o caminho do Bom Samaritano.
- O terceiro ponto consiste em reconhecer a tentação tão frequente de desinteressar-se pelos outros, especialmente pelos mais fracos. O compromisso incondicional é assumir a dor do outro, e não deslizar para uma cultura de indiferença.
- O quarto ponto é olhar a história e recordar as lutas, os triunfos e as derrotas. Recordar o sangue dos que deram suas vidas por uma humanidade plena e integrada.
- O quinto ponto se refere ao pedido de Deus que sejamos o “povo de Deus” e não a “elite de Deus”. É preciso trabalhar com o povo e sentir-se povo.E por último, o sexto ponto baseia-se no fato de que a justiça social passa pela solidariedade e a justiça. Solidariedade que significa lutar contra as causas estruturais da pobreza, da desigualdade, da falta de trabalho, de terra e de moradia, e contra os que negam os direitos sociais e de trabalho.
¹ Texto baseado no artigo “O Papa: uma revisão da ideia de “Justiça Social”, publicado no Vatican News, no dia 30 de novembro de 2020. Link: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-11/papa-francisco-comite-direitos-sociais-africa-america.html