Crianças e adolescentes do Pode Crer são premiadas no Torneio Catarinense SESI

Vinte e quatro pessoas estão em um palco vestidas com camisetas laranjas, azuis, amarelas e pretas. Há um telão atrás que diz: Prêmio Estrela Iniciante. As crianças e adolescentes estão com medalhas.
Créditos: Grazi Scottini


Dezesseis crianças e adolescentes do Projeto Pode Crer foram premiadas com a Estrela Iniciante do Torneio Catarinense SESI pela primeira participação no Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, na nova temporada FIRST LEGO League (FLL), nos dias 16 e 17, no SESI de Itajaí. Ao longo de 2022, eles participaram de oficinas gratuitas de robótica na Associação João Paulo II, localizada na Comunidade da Praia – Palhoça,  de onde nasceram as equipes TurtleTECH e CrabTECH.

As duas equipes participaram de rodadas de desafios e apresentaram seus projetos de inovação durante os dois dias de torneio. O projeto de inovação da TurtleTECH consistiu em um sistema de iluminação com painéis fotovoltaicos para produzir e armazenar energia para iluminar a praia da comunidade durante a noite. A proposta é que os moradores possam frequentá-la por mais tempo, bem como auxiliar os pescadores. Já a CrabTECH idealizou um sistema que usa a água do mar para produzir energia elétrica. É um protótipo que coleta e aquece a água a fim de separar os sais minerais presentes. Eles servirão para a produção de energia elétrica, que poderá carregar uma bateria, lanterna e até ligar o motor de um barco.

Além dos projetos de inovação, as crianças e adolescentes produziram e programaram robôs autônomos que completavam as missões do tapete do Torneio Catarinense SESI, onde ganhavam pontos de acordo com os desafios completados dentro do tempo proposto. 


Compartilhe esta publicação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *