IVG é selecionado para participar de aceleradora internacional com foco em soluções de problemas sociais

O Instituto Padre Vilson Groh foi selecionado entre 15 iniciativas no mundo a participar do Solving Public Problems Accelerator (SPP) (Acelerador de Soluções a problemas públicos) de 08 a 12 de novembro, na Itália, apresentando os resultados e inovação a partir da experiência com o Programa Pode Crer, desenvolvido pelo IVG desde 2021.

O Solving Public Problems é uma iniciativa do The GovLab, do Burnes Center for Social Change da Universidade Northeastern e da Rockefeller Foundation com o intuito de melhorar projetos sociais a partir de soluções desde a ideia à implementação. 

O IVG está sendo representado pela coordenadora de Programas, Tainara Lemos das Neves, em Bellagio, na Itália. A programação inclui workshops diários sobre o uso de data science, como apresentar seu impacto para filantropia e como formar equipes, além de mentoriais individuais, entrevistas e apresentações de pitches com o objetivo de formar organizações mais eficazes que realizem trabalhos orientados por missões de interesse público em suas próprias comunidades.

O propósito da aceleradora é aumentar o impacto na educação e aprendizagem apoiando organizações e jovens líderes a articular soluções para problemas públicos usando data science. 

Aceleradora é coordenada por Beth Noveck, que compôs equipe de governo do ex-presidente dos EUA, Barack Obama

A aceleradora é coordenada pela professora da Northeastern, Beth Simone Noveck, que é a diretora do Burnes Center e do Govlab e a primeira diretora de inovação social do estado de Nova Jersey. 

Durante o Governo Obama ela trabalhou no escritório de ciência e tecnologia da Casa Branca, liderando programas de acesso aberto e transparência dentro do governo, além de iniciativas de inovação institucional. 

Beth é autora do livro “Solving Public Problems: A Practical Guide to Fix Our Government and Change Our World” (Resolvendo problemas públicos: um guia prático para consertar nosso governo e mudar nosso mundo), lançado em 2021. 

Sobre o Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer está em seu segundo ano de execução como projeto, contando com o patrocínio principal da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Intitulado de “CAIXA Tem – Programa Pode Crer”, o projeto é uma iniciativa do IVG, construída em rede com a  Assoc. João Paulo II, organização integrante da Rede IVG. Além disso, conta com apoio da ACATE, SEBRAE, FIESC, WOA e Floripa Sustentável. 

Desde 2021, o Projeto já atendeu 620 crianças e jovens de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. A partir de trilhas formativas, o Pode Crer enxerga esse público de forma integral: como cidadão, como estudante e futuro profissional, acreditando nos seus sonhos e talentos. Com oficinas sobre tecnologia (web design, programação, impressão 3D e robótica), sustentabilidade, música, comunicação audiovisual e inglês, o IVG trabalha para que esses jovens acessem o mercado de tecnologia e inovação de Florianópolis e as universidades, e também sejam agentes de reais transformações na sociedade.


Compartilhe esta publicação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *