IVG lança campanha de voluntariado para profissionais da Saúde

O Instituto Pe. Vilson Groh acaba de lançar, nesta quarta-feira (6), uma campanha de voluntariado para profissionais da Saúde. O objetivo é atrair médicos, como oftalmologistas, dentistas, neurologistas, nutricionistas, psicólogos, ortopedistas, entre outros, que se identificam com o trabalho do Instituto e desejam dedicar um tempo da semana ou mês para atender gratuitamente, em seus consultórios, pessoas beneficiadas pela Rede IVG.

Atualmente, 4.914 crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas, de 0 e 24 anos, participam dos programas da Rede. Muitos são de famílias de baixa renda e necessitam de atendimento médico urgente, como o Eduardo (14), educando de uma das unidades da Rede IVG. Ele corria o risco de ficar cego devido à uma catarata nos olhos. Com ajuda de voluntários, o garoto teve acesso gratuito tanto às consultas quanto aos procedimentos cirúrgicos, em janeiro do ano passado. Hoje, Eduardo já retornou às aulas com a visão plenamente recuperada.

Criança atendida pela ACAM, organização da Rede IVG. Foto: Roberta Lopes Pedro (pré-pandemia).

Ser voluntário é um ato de amor ao próximo e de doação do seu tempo a uma causa, abraçando-a com ternura e dedicação. Significa, pela sua sensibilidade e conscientização, perceber a essência e necessidade do outro, e que esse serviço prestado possa transformar realidades e realizar sonhos.

Sou profissional da Saúde. Como faço para me voluntariar?

O Instituto Pe. Vilson Groh quer que mais histórias como a do Eduardo se repitam. Para ser voluntário do IVG, é necessário, antes de tudo, ter a motivação correta: colocar à disposição do próximo aquilo que se sabe fazer de melhor, de forma espontânea e genuína, e não por obrigação. 

Não é preciso deixar o trabalho remunerado para exercer um serviço voluntário. O IVG conta, atualmente, com 77 voluntários que doam uma parte do seu tempo, independente do dia da semana, para ajudar nas áreas que mais se identificam. 

A diretoria e conselho fiscal do Instituto são formados por pessoas voluntárias, bem como o Núcleo de Voluntariado, o Comitê de Marketing, o corpo docente do Programa de Pré-vestibular e outros profissionais envolvidos nos projetos e programas, e nas ações de captação de recursos.

A maior necessidade do IVG, neste momento, é contar com o apoio de profissionais da Saúde. Se você deseja voluntariar-se, preencha o formulário abaixo, para que o Núcleo de Voluntariado possa fazer contato.

Formulário de contato

    ㅤ ㅤ ㅤ


    Compartilhe esta publicação


    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *