IVG lança projeto de turismo no Monte Serrat

Na próxima segunda-feira (19), o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) lançará o projeto de Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat. A ideia é trazer turistas para conhecer a história e cultura da região e envolver os próprios moradores na recepção, acolhimento e condução desses visitantes. E, assim, fomentar a geração de renda e reconhecimento para a comunidade.

O lançamento será em dois momentos: dia 19 de julho (segunda-feira), às 19 horas, pelo Google Meet; e dia 24 de julho (sábado), às 15 horas, no Monte Serrat (endereço será divulgado nos próximos dias).

O diferencial do projeto de Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat está no envolvimento dos moradores e lideranças locais na elaboração de roteiros de visitas e demais ações concernentes à iniciativa. O Sebrae, o Conselho Comunitário Monte Serrat, a Pastoral Monte Serrat e a Viajar Faz Bem são correalizadores do projeto.

Atualização

No dia 24 de julho, aconteceu o segundo encontro para lançamento da iniciativa, reunindo moradores, comerciantes e lideranças comunitárias, além de representantes das instituições ligadas ao projeto. Foi formado um grupo com 20 comunitários, que estarão diretamente envolvidos em todas as fases desse trabalho.

Programa de Economia Criativa do IVG

O faz parte do Programa de Economia Criativa do IVG, que, no ano passado, desenvolveu a Chamada de Impacto Monte Serrat. O objetivo do programa é empoderar os pequenos empreendedores das comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis, por meio de capacitações, gerar visibilidade e reconhecimento, e, dessa forma, fomentar a produção de emprego e renda local.

Impacto nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Instituto Pe. Vilson Groh é signatário do Movimento ODS de Santa Catarina e desenvolve  projetos que impactam positivamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especificamente no Programa de Economia Criativa, os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades)  e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) são contemplados. 


Compartilhe esta publicação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.