IVG realiza entrega de certificado a jovens participantes do Projeto Pode Crer nesta terça

Nesta quarta-feira (08), às 15 horas, acontece a entrega de certificados de conclusão aos adolescentes e jovens que participaram do Projeto Pode Crer, do Instituto Pe. Vilson Groh. O evento será no Sest Senat, no bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis.

Cerca de 250 adolescentes e jovens, de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis, participaram das oficinas do projeto-piloto do Programa Pode Crer. Ao longo de 2021, eles tiveram aulas de programação e web design, robótica, inglês, arte, empreendedorismo, técnicas de comunicação e expressão, desenvolvimento de soft skills, além de um processo de equalização tecnológica, que consiste em apresentar a eles as principais ferramentas usadas no dia a dia no mercado de trabalho de inovação.

Estarão presentes na entrega dos certificados, o Presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, o empresário e consultor voluntário do Instituto, Jaime de Paula, e o representante da Caixa Econômica Federal, Edinei Luis Celestino Superintendente Executivo de Governo da Caixa, principal patrocinadora do Projeto em 2021.

Sobre o Projeto Pode Crer

 O projeto “CAIXA Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro” é um programa social do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), com o objetivo de oferecer uma formação integral a crianças, adolescentes e jovens das comunidades empobrecidas e migrantes da Grande Florianópolis. Isto é, uma formação robusta de 9 meses que abrange aspectos profissionais, educacionais, sociais e emocionais (hard skills e soft skills) desse público, através de trilhas formativas que abordam a tecnologia, inovação, empreendedorismo e economia criativa, sustentabilidade, inglês, direito e cidadania, arte entre outras oficinas especiais em que os estudantes podem colocar em prática o que estão aprendendo.

E, a partir dessa formação, o Instituto Pe. Vilson Groh quer criar pontes de interação entre essa juventude e as empresas do mercado que mais cresce na capital, o setor de tecnologia e inovação. E, dessa forma, suprir a necessidade dessas duas pontas: alavancar o nível da educação e ampliar o horizonte de oportunidades para jovens das comunidades empobrecidas, e oferecer mão de obra qualificada para essas empresas. E não apenas isso, mas que esse público consiga acessar as universidades, empreender o próprio negócio e enxergar soluções para os desafios da sua comunidade, reduzindo, assim, a desigualdade social na Grande Florianópolis. 

Parceiros do Projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer”

Dentre os parceiros estão: a Caixa Econômica Federal, como patrocinadora principal, o Governo Federal, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o SEBRAE/SC, o Movimento Floripa Sustentável, WOA, ACM (Associação Catarinense de Medicina), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Instituto Sabin, Organização Internacional para as Migrações (OIM) Brasil, além de empresários do setor da tecnologia. O Centro Cultural Escrava Anastácia e a Associação João Paulo II são correalizadores do Programa junto com o IVG.


Compartilhe esta publicação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *