À Rede IVG: O direito de aprender

“O direito de aprender e a dimensão do cuidado nos territórios empobrecidos para a educação humanizadora” é uma mensagem do Pe. Vilson Groh às equipes pedagógicas das organizações que formam a Rede IVG.

Desejamos, em 2022, que você continue sendo uma presença enamorada, apaixonada e encharcada da cultura do cuidado consigo e com o outro. Que esteja presente em você uma profunda sensibilidade ao sopro do vento e sua direção no tempo. Vento que sopra esperança, vínculos afetivos, ternuras e transformação. Um Vento do fazer fazendo que materializa sonhos e dá forma ao movimento da esperança.

Que este ano seja um tempo para educar o esperançar como ato de beleza para o florescer comunitário, que nos faz pacientemente desencadear processos pedagógicos e educativos, em que se respeita os sujeitos, o seu tempo, o seu ritmo local e os territórios onde estamos. 

Educar para reinventar e recriar vínculos. Educar para uma escuta qualificada que leva à cultura do encontro. Educar para o princípio da proximidade e reciprocidade, deixando-se encharcar pela pele do outro marcada por suas histórias. Educar para um projeto pedagógico humanizador e libertador que rompe com indiferenças. 

Educar para nutrir nas equipes a cultura do senso de pertencimento, corresponsabilidade, fidelidade e compaixão. Educar para o ato da alegria e leveza do viver a relação educador-educando, edificando a cultura da paz. 

Educar para escutar o Vento que sopra o novo nas diversas culturas empobrecidas. Educar para escutar o grito da Mãe Terra e recuperar a cultura do bem viver. Educar para sermos felizes coletivamente com terra, teto, pão e beleza.

Desejamos um 2022 vivendo cada dia o ordinário no extraordinário, deixando-se surpreender pela amorosidade.

“O direito de aprender e a dimensão do cuidado nos territórios empobrecidos para a educação humanizadora” é o tema central das formações promovidas pelo IVG, que serão desenvolvidas com as organizações da Rede IVG, no ano de 2022.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Casa da Memória - Pão e Beleza Caminhos de Padre Vilson - Instituto Pe. Vilson Groh
Pão e Beleza faz um recorte da jornada de Padre Vilson Groh desde a sua infância em Brusque até Florianópolis
plugins premium WordPress