Pode Crer: IVG e Caixa Econômica firmam parceria para programa de formação de adolescentes e jovens da Grande Florianópolis

O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e a Caixa Econômica Federal firmaram, no início deste ano, a parceria para o projeto piloto “CAIXA Tem Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”

O projeto dá início ao desenvolvimento do Programa Pode Crer, que tem o objetivo de trazer o potencial da tecnologia e da inovação para resolver problemas sociais, qualificando espaços de educação, cultura e lazer nas regiões de mais vulnerabilidade social da Grande Florianópolis, e intensificar o contato de adolescentes e jovens das comunidades com empresas e empreendedores criativos da capital.

De acordo com o presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, “é uma grande vitória para o Instituto firmar essa parceria com a Caixa. O princípio do Pode Crer é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim um grande capital social, porém subaproveitado e mal qualificado, e algumas vezes perdido precocemente para a violência”.  

A solução proposta pelo Programa Pode Crer é promover a formação desses adolescentes e jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia, e dos espaços educativos e culturais (Centros de Inovação Social), e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social. 

Participação no Programa Pode Crer é totalmente gratuita

O projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer” prevê a execução de trilhas formativas acompanhando crianças desde os 11 até 13 anos, e adolescentes e jovens dos 14 aos 24 anos, estes últimos, também, com o encaminhamento para o mercado de trabalho.

O projeto iniciará em fevereiro de 2021, atendendo 320 jovens em duas unidades da Rede IVG (Associação João Paulo II e Centro Cultural Escrava Anastácia), e a participação no Programa é totalmente gratuita. 

Assinatura do contrato reúne jovens participantes de programas da Rede IVG

A assinatura do contrato de patrocínio ocorreu no dia 15 de janeiro. Para celebrar simbolicamente a parceria, além do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e do presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, estiveram presentes jovens que tiveram suas trajetórias de formação nos programas da Rede IVG: Ana Caroline Batista Machado (Bolsista IVG em Especialização para Ingresso na Magistratura); Mário Barbosa (Bolsista IVG de Mestrado em Direito); Bruna Muller Martins (Bolsista IVG de Graduação em Medicina); e Igor Santos da Silveira (Bolsista IVG de Graduação em Jornalismo). 

Estiveram presentes também o vice-presidente do IVG, Léo Mauro Xavier Filho, o Empresário, Presidente do CCEA e membro do Conselho Fiscal do IVG, Guido Dellagnello, o Empresário e Diretor de relações institucionais do IVG, Walter Koerich, e a equipe executiva do IVG, Lucieni Braun (gerente executiva), Tainara Lemos das Neves (coordenadora de projetos).

Parceiros do Projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer”

Dentre os parceiros estão: a Caixa Econômica Federal, como patrocinadora principal, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o SEBRAE/SC, o Movimento Floripa Sustentável, WOA, Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Instituto Guga Kuerten, Organização Internacional para as Migrações (OIM) Brasil, além de empresários da área de tecnologia. O Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) e a Associação João Paulo II (APJII) são correalizadores do Programa junto com o IVG.


Compartilhe esta publicação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *