Rede IVG

A Rede IVG é formada por sete organizações e duas escolas parceiras conveniadas que, juntas, trabalham pela garantia de diretos da criança, do adolescente e do jovem das comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. 

Rede IVG

O Instituto Pe. Vilson Groh trabalha junto, ombro a ombro, com seis organizações sociais e duas instituições de ensino, formando a Rede IVG. 

Espalhadas pelas periferias da Grande Florianópolis, essas organizações nasceram, cada uma ao seu tempo, a partir de um grito de socorro das comunidades, marcadas pela falta e a desigualdade.

Desde os anos 1980, essas organizações têm sido conduzidas por pessoas perseverantes, que foram abrindo caminhos, vendo possibilidade onde ninguém mais via, para instaurar um processo inverso ao assistencialismo: a promoção do protagonismo, firmado nos direitos humanos.

O caminho de oportunidades da Rede IVG

É por meio de um trabalho articulado que a Rede IVG consegue oferecer um caminho contínuo de oportunidades reais a milhares de crianças, adolescentes e jovens.

Esse caminho começa com os serviços de educação, acolhimento, de convivência e fortalecimento de vínculos¹ – estimulando a cidadania, o pensamento crítico, o protagonismo e a autonomia, a partir de atividades lúdicas, culturais e esportivas – e finaliza com a oferta de preparação pré-universitária e o apoio ao ingresso e permanência nas universidades e no mercado de trabalho.

Todos esses serviços são acessados gratuitamente e são pautados nos princípios de uma educação de qualidade, humanizadora e emancipatória, que valoriza a singularidade e o sonho de cada pessoa.

[:pt-br]Caminho de Oportunidades Rede IVG - 2022[:]

A ACAM – Assoc. da Casa dos Amigos da Criança e do Adolescente do Mocotó desenvolve ações educativos e socioassistenciais para crianças e adolescentes, e suas famílias, nos morros do Mocotó, da Queimada, do Bode e Jagatá.

A Associação João Paulo II atua na Comunidade da Prainha, em Palhoça, na promoção da Educação Básica e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no contraturno escolar para crianças e adolescentes.

A Amigos da Guiné-Bissau – AGB é um programa humanitário de educação alicerçado em três plataformas: Infraestrutura, Dia a Dia, e Educação, nas cidades africanas de Empada, Kudon, Cathobar, Mui, Bambadinca e Bissau.

O Centro de Educação Popular – CEDEP é um espaço educativo, seguro e acolhedor para crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no Monte Cristo, que potencializa a aprendizagem coletiva, o diálogo e a sustentabilidade.

O Centro Cultural Anastácia – CCA coordena e correaliza projetos de desenvolvimento educacional e profissional para centenas de adolescentes e jovens de periferias da Grande Florianópolis.

O Centro Social Elizabeth Sarkamp é uma organização localizada no Alto da Caieira, comunidade do Maciço da Cruz, mantida por pessoas voluntárias. Entre seus principais serviços esta a educação complementar e a inserção social e laboral.

Parcerias socioeducacionais

O Marista Escola Social Lucia Mayvorne é uma unidade do Grupo Marista que oferece Educação Básica gratuita numa perspectiva de Educação Integral às comunidades do Monte Serrat e do Alto da Caieira.

O Marista Escola Social São José é uma unidade do Grupo Marista que oferece Educação Básica gratuita numa perspectiva de Educação Integral a comunidades empobrecidas do município de São José.

plugins premium WordPress