Rede IVG

A Rede IVG é formada por sete organizações e duas escolas parceiras conveniadas que, juntas, trabalham pela garantia de diretos da criança, do adolescente e do jovem das comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. São elas: IVG, ACAM, Amigos da Guiné-Bissau (África), CEDEP, Assoc. João Paulo II, Centro Cultural Escrava Anastácia, Centro Social Elizabeth Sarkamp e os Maristas Escolas Sociais Lucia Mayvorne e São José.

A Rede IVG

A Rede IVG se insere em contextos marcados por desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, desemprego e precarização das relações de trabalho, de saúde e de educação. Neste cenário, os integrantes da Rede e a população se relacionam buscando o direito à cidade e a construção de uma agenda política apartidária que se soma à luta para romper com as profundas desigualdades sociais. 

De acordo com padre Vilson, a Rede IVG nasceu do grito e do pedido estampado no rosto da comunidade, proporcionando uma oportunidade que rompe com o assistencialismo e cria um processo de protagonismo. Ao longo deste tempo, esses rostos nos comoveram e nos moveram a materializar a cultura do direito das crianças, adolescentes e jovens nesses territórios. A materialidade do direito é a construção do ato da beleza da infância. Por meio desses fios tênues, conseguimos articular a relação público-privado na “gestação” dos sonhos de cada pessoa atendida pelo IVG. 

Rede IVG

O Caminho de Oportunidades da Rede IVG

A inovação social da Rede IVG está nos projetos que atendem pessoas de zero meses a 24 anos, por meio de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, educação infantil, ensino fundamental e médio, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (contraturno), e inserção social e laboral.

Todos os serviços são gratuitos e pautados pelos princípios de uma educação de qualidade, buscando a defesa e a garantia dos direitos do público atendido. Essa educação prima pelo desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, realizando atividades que propiciam o protagonismo dos diferentes sujeitos destes processos. 

O caminho de oportunidades da Rede IVG
  • AGB

    Associação de Amigos da Guiné-Bissau

    A AGB é um programa humanitário de educação alicerçado em três plataformas: Infraestrutura, Dia a Dia, e Educação, nas cidades de Empada, Kudon, Cathobar, Mui, Bambadinca e Bissau.

    Ver mais detalhes
  • ACAM

    Assoc. de Amigos da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó

    A ACAM atua com foco em ações educativas e socioassistenciais para crianças e adolescentes, e suas famílias, no Morro do Mocotó, Morro da Queimada, Morro do Bode e Jagatá.

    Ver mais detalhes
  • AJP II

    Associação João Paulo II

    A Assoc. João Paulo II atua na Comunidade da Prainha, em Palhoça, na promoção da Educação Básica e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no contraturno escolar para crianças e adolescentes.

    Ver mais detalhes
  • CCEA

    Centro Cultural Escrava Anastácia

    O foco das ações do CCEA está na promoção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Inserção Social e Laboral, a Defesa e Garantia de Direitos, a Assistência Social, o acesso à Cultura e Esporte, e Acolhimento Institucional de adolescentes e jovens de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis.

    Ver mais detalhes
  • CEDEP

    Centro de Educação Popular

    Localizado no Monte Cristo, o CEDEP é um espaço educativo de qualidade, seguro e acolhedor para crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, que potencializa a aprendizagem coletiva, o diálogo e a sustentabilidade, resultando na transformação da realidade social.

    Ver mais detalhes
  • CSES

    Centro Social Elisabeth Sarkamp

    O Centro Social Elizabeth Sarkamp é uma organização localizada no Alto da Caieira, comunidade do Maciço da Cruz, mantida por pessoas voluntárias. Entre seus principais serviços esta a educação complementar e a inserção social e laboral.

    Ver mais detalhes

Parceria Socioeducacional

  • MESLM

    Marista Escola Social Lucia Mayvorne

    O Marista Escola Social Lucia Mayvorne é uma unidade do Grupo Marista, presente no Monte Serrat e no Alto da Caieira.

    Ver mais detalhes
  • MESSJ

    Marista Escola Social São José

    O Marista Escola Social São José é uma unidade do Grupo Marista, localizado no Serraria, em São José.

    Ver mais detalhes