Centro Social Elisabeth Sarkamp apesar de possuir uma estrutura jurídica constituída, diferentemente das outras organizações da REDE IVG, não possui um corpo de funcionários contratados e uma estrutura funcional. A organização é mantida pelo trabalho de voluntários e de lideranças locais e encontra-se em uma fase inicial de desenvolvimento da sua governança.

A instituição atua com uma estrutura menos hierárquica, como uma associação popular, que procura, por meio de um grupo comunitário organizado, ter mais influência na articulação do entendimento e envolvimento nos problemas que envolvem a comunidade no Alto da Caieira.

Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Em dezembro de 2019 elegeu uma nova diretoria que com seu plano de ação 2020-2021 terá 3 eixos prioritários

1º) Formações e cursos profissionalizantes

Considerando demandas comunitárias e do mercado de trabalho, de liderança e do contexto da formação político-social;

2º) Questão Ambiental (Ecologia Integral)

Identificando principais problemas ambientais e buscando conscientizar a comunidade dos cuidados com a “Casa Comum” na perspectiva da Ecologia Integral;

3º) Parcerias e Representatividade Social

Promovendo ou participando de ações e eventos da Rede IVG e seus parceiros, buscando também que sua diretoria e seus associados estejam representados nos espaços sócio-políticos.